Uma série de videoconferências iniciadas na sexta-feira, 29/05, reunindo a equipe técnica do Plano de Educação Ambiental e Mobilização Social (PEAMS) da Bacia do Rio Paraíba do Sul e membros da respectiva câmara técnica no Comitê de Bacias Hidrográficas (CTEAMS/CBH-PS), deu início a uma nova fase na discussão de propostas que irão integrar o futuro Plano.
Foram agendados quatro encontros virtuais com a CTEAMS, relativos aos quatro eixos avaliados na fase do diagnóstico, sendo os dois primeiros deles realizados na terça-feira, 2, e na quinta-feira, 4. Neles foram discutidos, respectivamente, os eixos da Educação Ambiental no Contexto da Educação Formal e Espaços Educativos de Educação Ambiental.
As próximas reuniões acontecerão na terça-feira, dia 9, e na quarta-feira, dia 10, e vão abordar respectivamente os eixos das Políticas Estruturantes de Educação Ambiental e das Políticas de Educação Ambiental do CBH-PS.
O objetivo desse diálogo com a câmara técnica é colher propostas que posteriormente serão debatidas com a sociedade nos “Dedim de Prosa”, que são reuniões de compartilhamento que também acontecerão pela Internet até o final do mês, para subsidiar o Projeto Político Pedagógico (PPP), que servirá de base para a proposta final do PEAMS.
“O Plano deve ser participativo e ouvir os atores que atuam no território e o que a própria comunidade tem a propor”, afirma o educador ambiental e membro da equipe técnica, Renê Costa. Por enquanto as reuniões são direcionadas à câmara técnica, mas os Dedim de Prosa serão abertos à toda comunidade. Além disso, na plataforma www.rioparahyba.com.br, é possível opinar sobre as prioridades do PEAMS.
PROPOSTAS
Dos encontros realizados nessa semana, algumas propostas foram delineadas. No eixo da educação formal, debatido na terça-feira, uma das propostas sugere a implantação de programas de Educação Ambiental, elaborados por secretarias municipais do Meio Ambiente e Diretorias de Ensino, juntamente com a comunidade escolar, baseados no PEAMS e na agenda local, regional e global.
A capacitação também surgiu como tema recorrente a ser considerado no plano que deve, segundo os participantes, conter programas de preparação de todos os agentes envolvidos, inclusive para a elaboração de projetos e a produção de material didático.
A formação de uma rede que permita integrar educadores e espaços educadores, além da possibilidade de financiamento para a formulação de Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) para esses espaços, foram algumas das diversas propostas definidas no encontro da última quinta-feira.