Designers, artistas, músicos, produtores de conteúdo como fotógrafos, videomakers, jornalistas, blogueiros maiores de 18 anos e interessados em participar da campanha de esclarecimento da ONU – Organização das Nações Unidas sobre o coronavírus podem inscrever suas propostas criativas neste link, até 9 de abril, às 14h (horário de Brasília) ou 18h (horário de Londres).
Trata-se de uma convocação global que visa reunir as mensagens mais esclarecedoras a respeito da contaminação pelo vírus e como evitá-la efetivamente, como forma de prevenção contra a falta de conhecimento sobre a COVID-19, contra a desinformação que gera cenários propícios para a proliferação de fakenews.
“Vivemos tempos sem precedentes. A Organização Mundial da Saúde lidera e coordena uma resposta global ao novo coronavírus, buscando garantir que todos países consigam, minimamente, prevenir-se, detectar e responder à pandemia. Para garantir a eficácia destas ações, precisamos que pessoas de todas as localidades adotem cuidados com a saúde pública, sejam solidários com seus concidadãos, e previnam-se contra a desinformação”, dizem os organizadores da convocação no site Talent House, que media a submissão dos trabalhos.
Sim, este é o momento de união, de unir esforços para tentar conter a transmissão do coronavírus que, sabemos, se dá de forma extremamente veloz, por isso se espalhou rapidamente e se configura talvez na maior tragédia sanitária do planeta, neste século.
A compreensão deve ser o mais ampla possível, por isso, qualquer meio de produção é bem vindo – ilustração, meme, texto, foto… – nesta campanha, desde que a mensagem seja “clara, simples, impactante e compartilhável”.